Brasil

Eleições municipais de 2020 têm 10 mil milionários concorrentes

Pesquisa aponta uma série de peculiaridades relacionadas às eleições

Por Da Redação
Ás

Eleições municipais de 2020 têm 10 mil milionários concorrentes

Foto: Agência Brasil

Um levantamento realizado pela Folha de S. Paulo aponta que as eleições municipais de 2020 registram uma série de peculiaridades em todo o país: São mais de 10 mil concorrentes milionários e 243 que disseram, em entrevista, não ter nem R$1 em bens.

Outros 1.430 candidatos têm a palavra “bar” no nome que aparecerá na urna, 1.468 “farmácia” e dois que acharam uma boa ideia adotar o apelido “cloroquina”. A maioria tem mais de 45 anos e, pela primeira vez na história, se declara preta ou parda. A pesquisa aponta ainda que agricultor e servidor municipal são algumas das ocupações que mais aparecem nos registros enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em pelo menos seis cidades, o eleitor terá que decidir entre 16 candidatos, o oposto de 108 cidades que contam apenas com um candidato a prefeito. Em 2020, as eleições municipais contam com mais mulheres candidatas. Por lei, cada partido deve ter ao menos 30% de candidatas nas eleições proporcionais. Elas eram 31% em 2016 e agora somam 34%. 

O partido com mais candidatos é o MDB e o que tem menos postulantes é o Partido Comunista Brasileiro.   Ainda de acordo com a Folha de S. Paulo, o Rio Grande do Sul é o Estado com mais municípios que apresentam candidatos únicos. O maior colégio eleitoral é a cidade de São Paulo, com 8.986.687 eleitores, enquanto o menor é Araguainha (MT), com 1.0001 eleitores. 

No total, o Brasil tem 147.918.483 cidadãos aptos a comparecer às urnas em 15 de novembro, quando ocorrerá a realização do primeiro turno, remarcado de outubro por causa da pandemia. 6,5 milhões são analfabetos, 1 milhão têm menos de 18 anos, 1,1 milhão têm algum tipo de deficiência e 9.985 poderão votar com o nome social.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário