Eleições

Eleições: número de eleitores entre 16 e 18 anos aumenta 47% desde 2018

Crescimento é creditado às ações da Semana do Jovem Eleitor

Por Da Redação
Ás

Eleições: número de eleitores entre 16 e 18 anos aumenta 47% desde 2018

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que, entre janeiro e abril deste ano, o Brasil ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, o que corresponde a um aumento de 47% em relação às eleições de 2018 e de 57% em relação a 2014. O crescimento é creditado às ações da Justiça Eleitoral, que, entre 14 e 18 de março, promoveu a Semana do Jovem Eleitor, uma iniciativa criada em 2015.

Em março, 522.471 jovens haviam tirado o título de eleitor. Em abril, o número quase duplicou: 991.415 jovens entraram com o pedido. Neste ano, as redes sociais do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) procuraram se comunicar de forma direta com jovens e contaram com a colaboração de diversas personalidades da internet, clubes de futebol, organizações da sociedade civil, o que foi importante para o aumento do número de eleitores, na opinião da professora de Direito Eleitoral Anna Paula Oliveira Mendes.

“Eu penso que essas campanhas foram essenciais para o êxito nesse aumento do número de jovens eleitores, porque os jovens consomem a internet como seu principal meio de informação e essas campanhas ocorreram sobretudo na internet. Então, o TSE conseguiu falar a linguagem do público jovem e se adaptar aos meios de comunicação utilizados. Isso foi muito importante e é muito importante para uma democracia de qualidade, que pressupõe o aumento de voz de todos e todas, inclusive da população mais jovem”, disse Mendes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário