Eleições: prazo para nomeação de mesários termina nesta quarta (3)
O primeiro turno está marcado para dia 2 de outubro e eventual segundo turno deve ocorrer no dia 30 de outubro
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a data limite para a nomeação pela Justiça Eleitoral de mesárias e mesários que vão trabalhar nas Eleições 2022, é até esta quarta-feira (3). O primeiro turno está marcado para dia 2 de outubro e eventual segundo turno deve ocorrer no dia 30 de outubro, conforme o Calendário Eleitoral.
De acordo com o órgão, aqueles que vão atuar nas seções instaladas em estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes poderão ser nomeados até 26 de agosto, de acordo com o artigo 120 do Código Eleitoral.
Também termina hoje o prazo para que juízas e juízes eleitorais definam quem vai compor as mesas receptoras de votos e de justificativas e aqueles que vão dar o apoio logístico nos locais de votação.
O órgão informou ainda que há leitores que são convocados para prestar serviços em uma eleição, e os voluntários, que se oferecem para os trabalhos eleitorais. O pleito deste ano deve contar com a participação de cerca de dois milhões de mesários, entre convocados e voluntários. Eleitores maiores de 18 anos e que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral podem ser mesários.
Também termina hoje o prazo para a nomeação, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), das mesas receptoras de votos do exterior.
Além disso, esta quarta-feira é a data limite para publicação dos locais designados para o funcionamento das mesas receptoras de votos, inclusive para o voto em trânsito, e de justificativas, indicando as seções, com o local em que deverão funcionar, como a rua, número e qualquer outro elemento que facilite a sua localização pelo eleitor.
Finaliza também nesta quarta (3) o prazo para para os presidentes do TREs façam a nomeação dos integrante das juntas eleitorais para as Eleições 2022.