Eleições: TSE mapeou riscos de ataques coordenados na internet
Corte visa garantir a segurança no processo eleitoral
![Eleições: TSE mapeou riscos de ataques coordenados na internet](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/113871/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=223773e56a09aba8e654a7c307530d28)
Foto: Agência Brasil
Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mapearam os riscos de ataques coordenados ao processo eleitoral na internet. A avaliação foi feita em pelo menos dois documentos, em outubro do ano passado e abril deste ano. De acordo com informações da coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles, esses documentos serviram de base para que o tribunal abrisse licitação de R$ 330 mil para monitorar sites e redes sociais nas eleições deste ano.
O monitoramento possibilita ao TSE “se antecipar a ações que podem estar ocorrendo de forma coordenada de modo a atacar o próprio processo eleitoral”, escreveram funcionários do tribunal em outubro do ano passado.
O termo de referência para a licitação foi assinado pela Secretaria de Comunicação e Multimídia, subordinada à Secretaria-Geral da Presidência. Entre os temas no radar do órgão, estão “segurança da urna, voto impresso e desinformação em geral”.