Eleitores com mais de 70 anos devem realizar biometria
TSE informa que títulos podem ser cancelados caso não realizem procedimento
Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adverte o eleitor que tem mais de 70 anos para a participação na coleta de dados biométricos realizada pela Justiça Eleitoral. Embora a Constituição Federal determine que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para o cidadão nessa idade, no caso de revisão eleitoral, todos os eleitores devem comparecer aos cartórios para o cadastramento biométrico.
Segundo o TSE, os idosos com mais de 70 anos que não participarem do procedimento de revisão podem ter seus títulos cancelados. A Corte informa ainda que não serão canceladas as inscrições de eleitores com deficiência que impossibilite o cumprimento das obrigações eleitorais, desde que a informação conste no cadastro.
Até o início de setembro, 72% dos eleitores brasileiros já tinham realizado a biometria. O prazo estipulado pelo TSE é 2022, mas em alguns municípios a biometria tem que ser feita antes, sob pena dos eleitores terem seus títulos cancelados, levando a problemas como impossibilidade de se tirar passaporte ou até a possibilidade de interrupção do recebimento do Bolsa Família.