Elon Musk indica contratação de profissionais da SpaceX para Donald Trump
Dono da empresa destaca ao presidente americano interesses mútuos e influência política
Foto: Nasa
Elon Musk, fundador da Tesla e atual proprietário do X, fez uma sugestão a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para que ele considerasse a contratação de profissionais da SpaceX para posições estratégicas no governo americano. A solicitação abrange interesses do bilionário, especialmente após investir mais de US$ 100 milhões na campanha de reeleição de Trump.
As empresas citadas (Tesla e SpaceX) mantêm relações estreitas com diversas agências federais. Com isso, receitas bilionárias são geradas por meio de contratos governamentais, e com a administração de Trump, se tem uma menor vigilância do Departamento de Justiça, favorecendo aliados e investigando opositores.
As ações da Tesla subiram 15% após a vitória de Trump. Isso ocorreu devido à mudança de postura do presidente em relação aos veículos elétricos, antes criticados por ele. Ainda assim, o empresário está na busca de mais apoio governamental, o que inclui a reversão de decisões da FCC que impactam suas operações.
Musk também tem o foco em colocar seus aliados nas posições mais importantes no governo, principalmente no Departamento de Defesa, relembrando a influência de Peter Thiel na administração anterior de Trump.