Em aniversário de 60 anos do início da ditadura, Barroso exalta importância da democracia em rede social
Para ministro, data é importante para "lembrar como a democracia é valiosa"
Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, aproveitou o aniversário do início da ditadura, que completou 60 anos, para exaltar a importância da democracia. Em suas palavras, a data é importante para "lembrar como a democracia é valiosa".
Em suas redes sociais, Barroso comentou a data sem citá-la nominalmente, mas como uma alusão ao domingo de Páscoa.
“31 de março de 2024: um dia para celebrar a Páscoa, a ressurreição, os bons sentimentos de renovação e esperança, e também para lembrar do que nunca podemos esquecer: de como a democracia é valiosa e a nossa liberdade, nossos direitos e garantias fundamentais são a essência de uma vida verdadeiramente digna neste país. Feliz Páscoa, democracia sempre”, escreveu.
Já nesta segunda-feira (1), o ministro falou de maneira mais direta ao dizer que "na vida, é preciso olhar para frente e virar a página, mas sem arrancá-la". Ele aproveitou ainda para compartilhar um artigo no qual narra o período histórico que começou o regime militar de 1964.
Além de Barroso, o ministro Flávio Dino também se pronunciou sobre os 60 anos do início do regime militar no Brasil, chamando a função militar de "subalterna" e classificou o período como "abominável".
“Este voto na ADI 6457, ora em julgamento, é proferido em data que remete a um período abominável da nossa História Constitucional: há 60 anos, à revelia das normas consagradas pela Constituição de 1946, o Estado de Direito foi destroçado pelo uso ilegítimo da força”, escreveu.