Ministérios do Turismo e da Integração Regional aumentam distribuição de recursos em ano de eleição
Só em janeiro foram distribuídos mais recursos para esses municípios do que em 2023 inteiro
Foto: Reprodução
Os ministérios do Turismo e da Integração Regional injetaram, nos cofres das prefeituras dos estados de origem dos seus ministros, quantias acima da média registradas no último ano. Só em janeiro, por exemplo, foram distribuídos mais recursos para esses municípios do que em 2023 inteiro. As informações são do O GLOBO.
Coincidentemente ou não, ambos os ministérios são comandados por indicados de partidos aliados ao governo (União Brasil e MDB) e, mais coincidentemente ainda, os municípios mais contemplados são administrados pelo mesmo grupo político dos ministros.
No caso do Ministério das Cidades, a quantia distribuída equivale a quase metade do total destinado no primeiro ano do governo Lula. Os repasses aconteceram a poucos meses das eleições municipais, que ocorrem em outubro deste ano.
Em nota, as pastas afirmam seguir critérios técnicos na distribuição da verba e, no caso do ministério das Cidades, a pasta ainda negou influência política e alegou seguir uma portaria de 2023 para definir quais cidades têm prioridade.