• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Em discurso, Lula diz que 'nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer'
Brasil

Em discurso, Lula diz que 'nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer'

Presidente discurou em Fortaleza

Por Da Redação
Ás

Em discurso, Lula diz que 'nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer'

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (12), que “nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer”. O presidente da República discursou em um evento em Fortaleza (CE). 

"Tem gente que pergunta pra mim: 'Ô Lula, quantos deputados você tem na sua base?' Eu falo 513. Tenho 513 deputados e 81 senadores, e eles serão testados em cada votação. Nenhum deputado é obrigado a votar naquilo que o governo quer, do jeito que o governo quer", disse Lula.

"O deputado pode pensar diferente, pode querer fazer uma emenda, mudar um artigo. E nós temos que entender que isso faz parte do jogo democrático", afirmou.

O governo Lula tem tido dificuldades para consolidar uma base no Congresso, considerada fundamental para aprovar pacotes econômicos e o orçamento dos próximos anos, por exemplo, além das promessas de campanha do petista.

Na última semana, o governo sofreu uma derrota na Câmara. O plenário aprovou um decreto legislativo que revoga parte da regulamentação feita por Lula, também em decreto, em temas do marco legal do saneamento básico. O tema ainda vai ser analisado pelo Senado.

"Não é o Congresso que precisa do governo. Do jeito que está a Constituição Brasileira, é o governo que precisa do Congresso. Por isso, a relação tem que ser civilizada, temos que conversar. Quando você não tá no governo, você tem partido, você acha. Mas quando você está no governo, ou você faz, ou você não faz", declarou o presidente.

Lula também lançou um programa para criar até 1 milhão de vagas adicionais no ensino público em tempo integral. Segundo o governo, serão destinados R$ 4 bilhões para prefeituras e estados implementarem essas vagas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário