Em live, Bolsonaro anuncia futuro programa nacional de fertilizantes
Atualmente, agricultura local é dependente de fornecimento da Rússia
Foto: Agência Brasil
Em transmissão ao vivo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira (3) que o Governo Federal pretende lançar, ainda em março, um programa nacional para estimular a produção brasileira de fertilizantes.
Atualmente, o Brasil é dependente do fornecimento da Rússia do material à agricultura nacional e, em razão do conflito vivido com a Ucrânia, a importação do produto está suspensa. A declaração foi feita ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Segundo a ministra, o programa vem sendo estudado desde dezembro de 2019, muito antes do conflito, e é uma ação interministerial com mais nove ministérios do governo, como os de Minas e Energia, Economia e Agricultura.
”Vendo essa nossa dependência [da Rússia] e com o agronegócio brasileiro cada vez maior e cada vez mais forte, é inadmissível a gente não ter um programa nacional para estimular a produção própria de fertilizantes ou parte dessa produção”, afirmou Tereza Cristina.
Os fertilizantes químicos são utilizados pelos agricultores para aumentar a produtividade do solo. Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, o Brasil teme a escassez do produto, já que os fluxos comerciais dos dois países foi limitado. Atualmente, a Rússia é responsável pelo fornecimento de 23% dos fertilizantes importados.
Na transmissão, a ministra da Agricultura afirmou que o conflito deve alterar o preço dos alimentos a nível nacional e mundial.
“Tem impacto em tudo isso daí. E nós temos como resolver esses problemas. Nós podemos até ser exportadores [de fertilizantes]. […] Enquanto a guerra estiver acontecendo, está totalmente descartado a gente receber fertilizantes daqueles dois países”, afirmou.