Em nota, Secretaria de Saúde de Ipê esclarece vídeo que circula nas redes sociais
No vídeo, médico assinala suspeita de covid-19 em idoso que morreu vítima de infarto

Foto: Reprodução
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipê (SMSAS) publicou nesta quinta-feira (25), uma nota de esclarecimento com relação a um vídeo divulgado nas redes sociais citando o atestado de óbito de um morador do município. Nas imagens, um médico aparece assinando o atestado de óbito de um senhor de 81 anos, cuja causa morte foi um infarto. Porém, o médico coloca no documento como suspeita de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Veja nota na íntegra:
Esclarecimento sobre vídeo que circulou nas redes sobre morador de Ipê
Com relação ao vídeo divulgado nas redes sociais citando o atestado de óbito de um morador do município de Ipê, primeiramente a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipê (SMSAS) se solidariza a família enlutada e ao mesmo tempo repudia a ação que, em um momento de dor, expôs a pessoa e a família. Em segundo lugar, a SMSAS informa que desconhece o autor do vídeo e suas intenções.
A declaração de óbito apresentada trata-se de um óbito domiciliar que ocorreu no município de Ipê no dia 16 de junho sendo este atestado por profissional médico lotado na Secretaria Municipal de Saúde. Por se tratar de um óbito domiciliar onde o mesmo ocorreu sem assistência médica e/ou familiar não foi possível a precisão da causa mortis. Desta forma, seguiu-se o protocolo estabelecido pela Resolução Conjunta do CREMERS nº01/2020 (art.3)
/Ministério da Saúde/Organização Mundial de Saúde, adotado por esta Secretaria Municipal da Saúde:
“§ 2 Óbitos suspeitos de COVID-19: como causa básica "Morte a Esclarecer - aguarda exames". Devendo, obrigatoriamente, coletar (até 24 horas após o óbito) material biológico - Swab Nasal de ambas as narinas e Orofaringe - para exame de SARS-CoV2, a ser encaminhado para o laboratório designado pela autoridade sanitária.
§ 3 Recomenda-se que o médico descreva claramente a sequência de diagnósticos no Bloco V da Declaração de Óbito.
§ 4º Recomenda-se que o médico registre - na Parte lI do Bloco V da declaração de óbito
– as outras condições clínicas significativas que contribuíram para a morte e que não entraram na sequência que determinou a morte. ”
Quanto à declaração que hospitais e instituições de saúde receberiam repasses de recursos por óbito confirmado de COVID-19, desconhecemos tal informação, pois não há qualquer portaria ou decreto do Ministério da Saúde que confirme esta citação.
Portanto, a Prefeitura Municipal de Ipê através da SMSAS repudia toda e qualquer forma de fake news e desmoralização profissional. Alertamos à população que antes de acreditar, compartilhar ou disseminar qualquer tipo de informação, verifiquem a veracidade da mesma.