Em resposta a Trump, China manda fechar consulado dos EUA, em Chengdu
Consulado chinês no Texas foi fechado por Washington, nos EUA
Foto: Reprodução/ Getty Images
A China decretou o fechamento do consulado dos Estados Unidos na cidade de Chengdu, no sudoeste do país, nesta sexta-feira (24). O anúncio foi feito após terminar o prazo dado por Washington para que o governo chinês conclua a missão diplomática no Texas. A decisão tomada ela China "é uma resposta legítima e necessária às medidas irracionais dos EUA", informou o comunicado.
O ministério de Relações Exteriores da China não especificou até quando a representação diplomática americana terá que ser fechada efetivamente. No caso de Texas, o presidente dos EUA, Donald Trump, deu 72 horas aos diplomatas chineses.
Os EUA mandou fechar a embaixada em Houston após hackers tentarem roubar informações sobre pesquisas de vacinas, e, segundo os americanos, o governo chinês teria contratado os serviços de espionagem.
O país asiático considerou o fechamento do consulado em Houston uma "medida sem precedentes" e prometeu retaliação. O Ministério das Relações Exteriores da China antecipou que "se via forçado a responder aos EUA" e avaliou que a medida americana "causou um prejuízo severo às relações dos dois países".
A medida tomada pela China provocou instabilidade no mercado asiático de ações e as bolsas de valores fecharam em baixa.
Shangai fechou em queda de 3,86%. Hong Kong perdeu 2,20%. Tóquio encerrou o pregão com prejuízo de 0,58%, desemprenho semelhante aos registrados na Coreia do Sul (-0,71%) e em Taiwan (-0,88%).