Em retaliação a Putin, Biden fecha pacto com Europa para substituir gás russo
"Queremos diversificar nosso abastecimento e sair da dependência que temos hoje da Rússia"
Em retaliação ao presidente da Rússia Vladimir Putin, por invasão contra a Ucrânia, os Estados Unidos fechou acordo com a Europa para substituir o gás russo.
Conforme anunciou o governo norte-americano nesta sexta-feira (25), a rota do gás natural com a Europa abastecendo os EUA, iniciando uma substituição do produto russo e reduzindo a dependência da UE (União Europeia) em relação à principal arma comercial do Kremlin.
"Queremos diversificar nosso abastecimento e sair da dependência que temos hoje da Rússia", declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula van der Leyen. Segundo ela, o novo acordo será fechado com "aliados confiáveis".
O anúncio do pacto entre EUA e Europa ocorre no último dia da visita do presidente Joe Biden a Bruxelas. O norte-americano participou das cúpulas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), UE e do G7 (grupo das maiores economias do planeta), na esperança de mostrar ao mundo que existe uma aliança sólida entre as principais potências ocidentais.