Em reunião com Lira e líderes partidários, Lula reclama de veto a benefícios fiscais para BYD na Reforma Tributária
Deputados derrubaram dispositivo que concedia benefícios fiscais a montadoras do Nordeste
Foto: Reprodução/Redes sociais
Após a aprovação da Reforma Tributária na Câmara dos Deputados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (7) com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários, entre eles os baianos Elmar Nascimento (União) e Antônio Brito (PSD).
De acordo com a Folha de S. Paulo, o clima do encontro foi descontraído, com direito a uísque e cerveja para os convidados no Palácio da Alvorada.
Apesar disso, Lula aproveitou a oportunidade para reclamar do veto ao dispositivo que garantiria benefícios fiscais à chinesa BYD, montadora de veículos elétricos que vai instalar fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
O trecho do texto previa a prorrogação de benefícios fiscais até 2032 para montadoras do Nordeste e foi derrubado pela falta de um voto dos deputados.
Participaram do encontro também o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Secretário de Relações Institucionais).
Apesar de reclamar deste ponto, ele agradeceu aos parlamentares pela celeridade em votar a proposta antes do fim da semana, já que agora a Casa entra em recesso.