Embaixador da Rússia na ONU nega ataque à usina nuclear na Ucrânia
Segundo Vasily Nebenzya, notícia é "campanha de desinformação" e "histeria artificial"
Foto: Eskinder Debebe/UN
O embaixador da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Vasily Nebenzya, negou nesta sexta-feira (4) a existência de um ataque russo à usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia. Segundo ele, a notícia faz parte de uma "campanha de desinformação" do governo ucraniano e não passa de "histeria artificial".
“A reunião de hoje é outra tentativa das autoridades de Kiev de promover histeria artificial sobre o que está acontecendo na Ucrânia. E eles estão sendo auxiliados nisto pelos seus apoiadores do Ocidente”, afirmou Nebenzya.
“Hoje, nós ouvimos novamente mentiras sobre como as tropas russas atacaram essa usina de energia nuclear e isso é tudo parte de uma campanha sem precedente de mentiras e desinformação contra a Rússia.”, seguiu.
A declaração aconteceu durante reunião do Conselho de Segurança, convocada após o suposto ataque das forças militares russas à usina nuclear de Zaporizhzhia. No encontro, o Reino Unido, um dos integrantes permanentes, solicitou a sessão para falar sobre o risco nuclear da guerra na Ucrânia. Além disso, os Estados Unidos afirmaram que o ataque representa uma “ameaça terrível” para o mundo.
A usina de Zaporizhzhua, a maior da Europa, foi tomada por russos na manhã desta sexta (04). No entanto, o embaixador afirma que a região foi conquistada ainda em 28 de fevereiro pelas tropas russas e que não haveria motivos para ataques.