Zelensky pede apoio e afirma que "se a Ucrânia cair, toda a Europa cai"
Presidente ucraniano afirma que Velho Continente precisa manter apoio ao país
Foto: Reprodução
Em pronunciamento divulgado nesta sexta-feira (04), o presidente ucraniano, Volodyrmyr Zelensky, pediu ao “povo da Europa” que não se cale sobre os ataques da Rússia e afirmou que se a Ucrânia cair, "a Europa vai cair".
“Saiam as ruas e apoiem a Ucrânia porque, se a Ucrânia cair, a Europa vai cair”, defendeu. No discurso, Zelensky também fez um minuto de silêncio em homenagem aos soldados ucranianos mortos e para os civis que perderam suas vidas na guerra contra a Rússia.
O presidente ucraniano também defendeu que a vitória sobre as forças russas “sempre será uma grande vitória da democracia, da união e da liberdade” e que a “Europa será mais forte” com a derrota da Rússia.
O conflito com a Rússia, que já chega ao nono dia, segue com uma terceira rodada de negociações entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o representante ucraniano agendada para este final de semana.
O último encontro entre as delegações da Ucrânia e da Rússia aconteceu nesta quinta-feira (03) para negociar o cessar-fogo do conflito, no entanto, nenhum acordo foi feito. Ambos os países concordaram em criar corredores humanitários para a retirada de civis da região e para entregar alimentos e medicamentos.