• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Itamaraty envia mais um embaixador à Ucrânia para ajudar na retirada de brasileiros
Mundo

Itamaraty envia mais um embaixador à Ucrânia para ajudar na retirada de brasileiros

Norton de Andrade Mello Rapesta, embaixador do Brasil na Ucrânia, deixou Kiev por motivos de segurança

Por Da Redação
Ás

Itamaraty envia mais um embaixador à Ucrânia para ajudar na retirada de brasileiros

Foto: Divulgação

O Itamaraty informou, nesta sexta-feira (4), que vai enviar mais um embaixador à Ucrânia para auxiliar na retirada de brasileiros do país. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, Norton de Andrade Mello Rapesta, embaixador oficial do Brasil na Ucrânia, deixou Kiev por motivos de segurança e seguiu para a Moldávia, outro país em que atua como representante brasileiro.

No entanto, a pasta enviou o embaixador na Bósnia e Herzegovina, Lineu Pupo de Paula, para a cidade ucraniana de Lviv, que está recebendo os brasileiros que querem deixar o país. O diplomata deve ficar no país temporariamente para colaborar na retirada em direção à Polônia.  

O Itamary informou que, ainda assim, Rapesta continuará à frente da Embaixada na Ucrânia, e deve cuidar do deslocamento de brasileiros que seguem para a Moldávai e Romênia, países fronteiriços com a Ucrânia.Em Chisinau, capital moldava, um posto de atendimento consular funciona para as pessoas que deixaram o território ucraniano.

"À luz da deterioração das condições de segurança na Ucrânia, o Ministério das Relações Exteriores decidiu reorganizar temporariamente os trabalhos da Embaixada em Kiev com o objetivo de expandir a atuação do posto nas rotas mais utilizadas pelos brasileiros ao deixar o território ucraniano”, informou o Itamaraty em nota, ressaltando que a presença de dois embaixadores reforçam que estes sejam ouvidos pelas autoridades locais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário