• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Emissões de CO2 de combustíveis fósseis aumentarão pouco em 2022, aponta AIE
Mundo

Emissões de CO2 de combustíveis fósseis aumentarão pouco em 2022, aponta AIE

Segundo agência, emissões de CO2 dos combustíveis fósseis, causadores do efeito estufa, crescerão apenas 1% este ano

Por Da Redação
Ás

Emissões de CO2 de combustíveis fósseis aumentarão pouco em 2022, aponta AIE

Foto: Pexels

De acordo com informações divulgadas pela Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quarta-feira (19), as emissões de CO2 dos combustíveis fósseis, causadores do efeito estufa, crescerão apenas 1% este ano. A AIE considera que essas emissões de CO2 representarão 33.8 bilhões de toneladas em 2022, pouco mais de 300 milhões de toneladas a mais que em 2021.

A agência explicou que esse aumento é notoriamente inferior ao aumento de mais de dois bilhões de toneladas que o mundo registrou no ano passado, quando a economia foi retomada após a paralisação da pandemia. As emissões causadas pelo carvão aumentarão neste ano por consequência da guerra na Ucrânia, que provocou uma alta no preço do petróleo bruto e gás natural.

No entanto, essas emissões serão compensadas pelo aumento do uso de fontes de energias renováveis. As emissões causadas pelo carvão vão registrar um aumento de 2% este ano (200 milhões de toneladas de CO2). Cientistas climáticos apontam que o mundo deve cortar as emissões de CO2 pela metade até 2030. O objetivo é manter a esperança de controlar o aumento da temperatura global a um máximo de 1,5ºC. 

Aproximadamente um milhão de toneladas de CO2 não foram lançadas na atmosfera graças a essas tecnologias limpas. Segundo a AIE, a produção de energia solar e eólica cresceu mais de 700 terawatts em 2022, um número recorde. A agência informou que a China, maior emissor de CO2, permanecerá nos mesmos níveis em 2022.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.