Emprego é o que mais oferece esperança às famílias de Salvador, destaca Fecomércio BA
Dentre os sete quesitos avaliados pelo estudo, os que exibem os maiores níveis são relativos ao Emprego, Emprego Atual e Perspectiva Profissional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em fevereiro, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), feito mensalmente pela Fecomércio BA e pela Confederação Nacional do Comércio de Bens (CNC), Serviços e Turismo, apontou a sexta alta consecutiva e foi aos 113,4 pontos – um aumento de 0,8% com relação ao mês anterior. Contudo, em relação ao o mesmo período de 2024, teve uma rápida baixa de 0,8%.
O presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes, pondera que, entre os sete quesitos avaliados pelo estudo, os que exibem os maiores níveis são relativos ao Emprego, Emprego Atual e Perspectiva Profissional. O primeiro, em fevereiro, chegou a 133,4 pontos, com um aumento mensal de 1,1%. O segundo teve um pequeno crescimento de 0,3%, indo para 132,8 pontos. “De fato, a taxa de desemprego em Salvador está no seu menor nível em mais de 10 anos, o que tem gerado elevado otimismo nas famílias em relação à situação atual de emprego”, disse o presidente.
Outro ponto interessante da pesquisa foi a alta de 2,6% no item Acesso ao Crédito, que passou de 99,5 pontos em janeiro para 102,1 pontos em fevereiro. A dúvida naturalmente aparece: por que as famílias estão tendo maior facilidade na obtenção de crédito, mesmo com a taxa de juros em alta? De acordo com a apuração da Fecomércio BA, o emprego tem possibilitado circunstâncias para que as famílias continuem no mercado de crédito.
O esperado é que tenha uma alta nos gastos, tanto no curto prazo quanto nos próximos meses. O item Nível de Consumo Atual aumentou 1,8%, chegando a 101,5 pontos, e o item Perspectiva de Consumo apresentou uma leve alta de 0,8%, alcançando 119,4 pontos. “Aqui, a análise precisa ser cautelosa, pois o aumento do consumo não necessariamente significa novos gastos. Com a inflação de alimentos impactando o bolso, com um aumento superior a 6% nos últimos 12 meses na RMS, é possível que muitas famílias tenham respondido que o nível de consumo está maior, mas apenas para comprar os mesmos produtos de meses atrás — ou seja, uma resposta, de certa forma, mais negativa”, sinaliza o consultor econômico da Fecomércio BA, Guilherme Dietze.
Ainda, o item Renda Atual apontou uma alteração de -0,7%, voltando para 128,4 pontos, um patamar ainda alto. “Embora a renda disponível das famílias esteja em nível recorde, é natural que o otimismo diminua à medida que o consumidor vai ao supermercado e observa o aumento de preços de itens essenciais, como carne, leite e café”, declara Dietze.
Por último, o item Momento para Duráveis esteve em 0,4% abaixo do dado de janeiro, ficando em 76,3 pontos. Esse recuo já era aguardado, tendo em vista as altas significativas nos últimos meses, em decorrência das promoções e liquidações de Black Friday, Natal e início de ano.
As análises da Entidade indicam para uma direção comum: o emprego é o suporte primordial para o suporte do consumo das famílias, apesar de um cenário cada vez mais desafiador, dando boas perspectivas para a economia local neste início de 2025.