Empresa israelense desenvolve recarga sem fio para ônibus elétricos
Sistema será testado agora nos Estados Unidos
A empresa Electreon de Israel, desenvolveu um novo sistema de carga de baterias para veículos elétricos em movimento. O sistema usa pontos metálicos instalados sobre o pavimento que permitem a carga durante o movimento e será aplicado no sistema de transporte urbano nos Estados Unidos no estado de Michigan.
O estado já investiu US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,2 bilhão) em pesquisas e desenvolvimento de soluções. Outros países como a China já estão implementando esse tipo de solução.
Os veículos são equipados com receptores instalados embaixo do chassi e são recarregados. A operação é gerenciada de forma remota por meio de um software desenvolvido pela Electreon com sede em Israel.
"Como o veículo tem uma bateria pequena a bordo, não importa quando vai ser recarregada pois sempre é possível recarregar durante a operação", disse Regan Zane, diretor da Universidade de Utah, no centro avançado de Sustentabilidade e Infraestrutura para a eletrificação das vias.
Além da Universidade de Utah outros centros de tecnologia estudam aplicar essa solução de carga dinâmica para ônibus coletivos que podem ser elétricos com baterias mais leves. Uma pesquisa feita pelo portal Yahoo! com o instituto Ipsos, 77% dos norteamericanos ainda desconfiam dos carros elétricos pela dificuldade de recarregá-los fora de casa.
Outro grupo de 30% diz que os carregadores não funcionam quando necessário especialmente em pontos comerciais e eletropostos. 70% dos consumidores ainda se diz preocupado com a autonomia dos carros elétricos.