Empresas pretendem aumentar em 10% as vendas com a Copa, aponta Serasa Experian
37% das companhias pretendem tomar crédito para si para se preparar para o período de datas comemorativas
Foto: Agência Brasil
Um estudo da Serasa Experian mostra que 53% das empresas estão com expectativas para aumentar em 10% as vendas com a Copa do Mundo. A pesquisa, que foi realizada com mais de 500 empresas de todos os portes no Brasil.
Os dados são impulsionados pelas empresas da região Nordeste e as companhias doa Norte e Centro-Oeste declararam que esperam crescer pelo menos 5% com o período.
O estudo aponta também que, para se prepararem para o período de datas comemorativas, que inclui a Black Friday, o Natal, a Copa e o período pós-natal (férias), a intenção de 51% é tomar crédito. Deste total, o motivo de 37% das companhias é para si próprias, o que pode explicar a resposta de 97% das companhias, que pretendem realizar investimentos em áreas específicas para se prepararem para o período.
O destaque é na área Comercial (60%), com ações de marketing e tecnologia para vendas em marketplace e e-commerce. Confira no gráfico abaixo o ranking completo:
De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, buscar crédito, em qualquer situação, necessita de cautela e planejamento. “Recorrer ao recurso financeiro pode auxiliar as empresas a quitar dívidas, comprar insumos e otimizar o fluxo de caixa. Mas antes mesmo de adquiri-lo, é preciso encontrar linhas específicas, com as melhores condições e que caibam no prazo e no bolso do empreendedor para evitar desorganização e mitigar riscos de inadimplência. Manter os pagamentos em dia e um bom relacionamento com o mercado são medidas importantes para cuidar do score e da saúde financeira dos negócios”.