• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Encaixotado há seis meses, acervo da Funarte aguarda transferência para Museu da Casa da Moeda
Brasil

Encaixotado há seis meses, acervo da Funarte aguarda transferência para Museu da Casa da Moeda

Atualmente, o prédio está fechado, por causa do estado das instalações elétricas

Por Da Redação
Ás

Encaixotado há seis meses, acervo da Funarte aguarda transferência para Museu da Casa da Moeda

Foto: Divulgação

Considerado um dos mais importantes da cultura brasileira, o acervo da Fundação Nacional das Artes (Funarte) está fechado há seis meses, aguardando transferência para o Museu da Casa da Moeda. Atualmente, o prédio que abriga o Centro de Documentação e Informação da Funarte está fechado e tem problemas estruturais que põem em risco a existência do acervo. As informações são da coluna Guilherme Amado, do Metrópoles.

À reportagem, o segurança do espaço explicou que o "acervo está guardado esperando transferência" e que o local não está aberto para visitações e pesquisas. 

Os servidores da Funarte apontaram que o que mais preocupa é o estado das instalações elétricas do prédio, que, pela má conservação, representa risco de incêndio.

Entre os materiais que a Funarte guarda estão: toda a obra do ator e humorista Agildo Ribeiro, documentos e itens referentes à carreira dos atores Dina Sfat, Paulo José, Eva Wilma, Fernanda Montenegro, Fernando Torres, Ítalo Rossi, Leonardo Villar, Othon Bastos, da artista plástica Djanira, do crítico teatral Yan Michalski, além de todas as peças e roteiros do Ateliê de Arte Dramática do Brasil.

A Funarte informou que a mudança “será retomada nos próximos dias” e que o atraso se deu devido a “medidas que ainda precisavam ser sanadas”, sem detalhar quais. O órgão reafirmou também o compromisso em transferir o acervo do prédio que está interditado desde 2021 devido à dificuldades na manutenção das instalações, segundo nota enviada. 

Já a Casa da Moeda explicou que o processo de transferência aguarda a resolução de “exigências legais” e a finalização do Acordo de Cooperação Técnica para que seja dada continuidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.