Mundo

Enchentes no Afeganistão matam pelo menos 300 pessoas

Mais da metade das 600 mil pessoas afetadas são crianças

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Enchentes no Afeganistão matam pelo menos 300 pessoas

Foto: Reprodução/AFP

Enchentes que devastaram o norte do Afeganistão nos últimos dias, é responsável pela morte de pelo menos 300 pessoas, de acordo com o Word Food Program, no domingo (12). De acordo um oficial de comunicações da agência ONU, as províncias de Badakhshan, Ghor, Baghlan e Herat sofreram fortes inundações, que também danificaram quase 2.000 casas

A resposta de emergência às inundações está sendo preparada pelo Comité Internacional de Resgate (IRC). As enchentes abrangem 7 províncias e, de acordo com eles, milhares de pessoas ficaram retidas sem acesso a serviços. 

A diretora do IRC Afeganistão, Salma ben Aissa, disse que o Afeganistão está passando por uma grande emergência humanitária, desde as inundações de março e os terremotos no início do ano. “As comunidades perderam famílias inteiras e, como resultado, os meios de subsistência foram dizimados”, disse ela.

Mais da metade das 600 mil pessoas afetadas pelas cheias são crianças, informou a Save the Children, que, também, disse que irá enviar uma “clínica sobre rodas” com equipes móveis de saúde e proteção infantil. 

Neste sábado, um vídeo foi capturado pela agência de notícias Reuters mostrando pessoas enterrando os mortos na província de Baghlan. Um homem chamado Gulbudeen descreveu a perda dos dois filhos, das duas filhas e da mãe deles. “Estávamos do outro lado da enchente, mas não pudemos ajudá-los e, eventualmente, a enchente tomou a vida de nossos entes queridos”, contou. 

Moradores da aldeia de Laqayi, também em Baghlan, tentaram fazer a limpeza dos rios de lama fora de suas casas no sábado (11). Em um vídeo filmado pela agência de notícias AFP, eles foram vistos tendo que atravessar poças profundas de lama que pareciam ter causado grandes danos às habitações. 

Segundo as autoridades, a região sofre desde abril com chuvas fora de época e inundações, responsável pela morte de mais de 100 pessoas no Afeganistão e no Paquistão, e mais de 600 animais também morreram. 

Em julho, as inundações repentinas varreram dezenas de pessoas no Afeganistão, três meses antes de milhares de pessoas morrerem em um terremoto de magnitude 6,3 que atingiu a parte ocidental do país. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.