Encontro entre Lula e Zelenski é cancelado durante cúpula do G7 no Japão

Lula e presidente ucraniano não se encontram diretamente, apesar de compartilharem sessão de trabalho no evento

Por Da Redação
Ás

Encontro entre Lula e Zelenski é cancelado durante cúpula do G7 no Japão

Foto: Montagem

Em Hiroshima, Japão, próximo das 19h de domingo, horário local, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou aos jornalistas que o aguardado encontro com o presidente Volodimir Zelenski, da Ucrânia, não aconteceria mais durante a cúpula do G7. Desde o início da tarde, jornalistas brasileiros aguardavam a possível chegada de Zelenski, mas foram surpreendidos com a notícia do cancelamento. 

Inicialmente, Lula demonstrou relutância diante da solicitação ucraniana, feita enquanto Zelenski viajava para o Japão. No entanto, a equipe do presidente brasileiro afirma ter oferecido mais de um horário na tarde de domingo para o encontro. Isso explica a presença de jornalistas brasileiros e a bandeira da Ucrânia na sala de reuniões do hotel Ana Crowne Plaza, onde Lula conduziu a maioria de suas reuniões bilaterais.

O único momento em que Lula e Zelenski estiveram juntos foi durante a sessão de trabalho compartilhada com os demais líderes do G7 e convidados da cúpula, por volta do meio-dia. No entanto, não houve uma conversa direta entre os dois. Uma fonte anônima afirmou que essa situação evita que o Brasil seja acusado de má vontade em relação ao presidente ucraniano.

Durante a tarde, Zelenski teve encontros com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Além disso, o líder ucraniano concedeu uma entrevista coletiva.

Lula, por sua vez, teve encontros agendados anteriormente com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, o presidente de Comoros e da União Africana, Azali Assoumani, e empresários japoneses. O presidente brasileiro concederá uma coletiva na manhã de segunda-feira, horário local, antes de retornar ao Brasil. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário