Brasil

Enem 2019 começa hoje com menor número de inscritos desde 2010

Será a ultima edição do exame realizada no formato físico

Por Da Redação
Ás

Enem 2019 começa hoje com menor número de inscritos desde 2010

Foto: Agência Brasil/Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 inicia neste domingo (3) a partir das 13h30 (horário de Brasília) para mais de 5 milhões de candidatos. O número é o menor desde 2010 e, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aproximadamente 4,5 milhões deles já haviam checado os locais de provas até as 17h30 do último sábado (2), representando 89% dos candidatos.

Os portões serão abertos às 12h e fecharão às 13h de Brasília e as provas do primeiro dia serão de redação, linguagens e ciências humanas. Neste domingo (3), a prova irá até às 19h, já no próximo (10), acontecerá a aplicação do exame até as 18h30, em que os candidatos responderão questões sobre ciências da natureza e matemática.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, se pronunciou em rede nacional de televisão e rádio na noite do último sábado sobre questões relacionadas ao exame, ressaltando que apesar dos diferentes fusos horários do país, o essencial é seguir o horário oficial de Brasília. Além do mais, ele comentou também sobre a vestimenta e, disse que bonés, chapéus e óculos escuros não poderão ser utilizados. Alimentos serão aceitos nas embalagens originais, mas serão previamente revistados. 

Weinstraub também destacou que este será o último Enem com a prova realizada em papel. Em 2020, o exame será aplicado em formato digital.

“Uma modernidade que trará economia aos cofres públicos. E mais que isso: vai respeitar o dinheiro do pagador de impostos”, afirmou.

Para ter acesso liberado para as respectivas salas onde ocorrerá a aplicação do exame, os candidatos terão que apresentar documento oficial original com foto. Também é recomendado que o aluno leve o cartão de confirmação consigo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.