Energia solar pode se tornar 2ª maior fonte de geração no país, diz Absolar
Conforme a instituição, em setembro, o país ultrapassou uma nova marca histórica de 20 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar
Foto: Reprodução/Twitter
A fonte fotovoltaica está prestes a se tornar a segunda maior geradora de energia no Brasil, ficando atrás apenas da matriz hídrica, destacou a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Conforme os dados da instituição, em setembro, o país ultrapassou uma nova marca histórica de 20 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar. Quando analisadas as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o resultado é o equivalente a 9,6% da matriz elétrica do país.
Atualmente, existem cerca de 1,2 milhão de sistemas solares residenciais instalados, de acordo com a associação. Esse tipo de energia está em plena expansão.
Os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de janeiro ao início de outubro deste ano, revelam que energia solar apresentou uma elevação de 44,4%, saltando de 13,8 GW para os 20 GW.
Somente nos últimos 120 dias, o nível de crescimento tem sido praticamente de um GW por mês, colocando a fonte na terceira posição da matriz elétrica brasileira (junho: 15,8 GW, julho: 16,4 GW, agosto: 17,5 GW, setembro: 18,6 GW, outubro: 20 GW).