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Entendemos que estamos numa pandemia, mas não podemos deixar de fazer planejamentos, afirma secretário de Cultura e Turismo

Bahia é o destino turístico mais desejado no pós-pandemia, diz pesquisa

Por Da Redação
Ás

Entendemos que estamos numa pandemia, mas não podemos deixar de fazer planejamentos, afirma secretário de Cultura e Turismo

Foto: Divulgação

O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pablo Barrozo, divulgou nesta quinta-feira (20), durante uma coletiva de imprensa, os dados da pesquisa de Sondagem Turística que mostra o  impacto da pandemia no turismo de Salvador e os planos de retomada no pós-pandemia. Segundo ele, a Bahia é o estado mais procurado pelos turistas que pretendem viajar quando a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, terminar. 

“Nós entendemos que nós estamos numa pandemia, mas nem por isso nós podemos deixar de fazer planejamentos para de forma gradual fazer os investimentos necessários. As ações serão divulgadas conforme as coisas forem se estruturando. Nesse primeiro momento, a maioria das pessoas que pretendem visitar Salvador são da Bahia”, disse Barrozo.

De acordo com a pesquisa, dentre os 1.600 brasileiros entrevistados, a maioria dos turistas (9,87%) escolheram Salvador como principal destino. Logo depois,  vem o Rio de Janeiro com 4,62% das intenções de viagem no pós-pandemia.  A pesquisa mostra ainda que, entre esses que escolheram a capital baiana para viajar, 56,7% buscam atrativos naturais na cidade, como as praias; outros 46.6% se interessam pela parte histórica da cidade,  10.5% pelos eventos e 8,7%  viajarão a negócios.

Para o secretário, Salvador é um diferencial entre as cidades de sol e praia devido às políticas públicas de investimento. “A prefeitura tem investido mais de R$ 300 milhões em obras de requalificação no Centro Histórico de Salvador. Além das obras nas orlas da capital. O Centro de Convenções da cidade com certeza também tem uma certa relevância para que a capital baiana seja escolhida, a agenda para o ano de 2021 estará lotada”, afirmou Pablo Barrozo.

Ainda durante a coletiva, o secretário falou sobre a importância de respeitar o momento que estamos vivendo e fazer campanhas diferenciadas para mostrar a beleza da cidade e não “chamar o turista para vir ao município”.

“A campanha “Uma saudade chamada Salvador” atingiu o mundo todo, mais de 2 milhões de pessoas tiveram acesso. Essa foi uma campanha diferenciada. Você não chama o turista para vir para o município, mas você mostra a beleza da cidade. Então, esse tipo de ação que faz o diferencial”, disse.

Ainda segundo ele, o cuidado com a pandemia dá credibilidade para o destino e isso “nós estamos fazendo. Salvador foi a primeira cidade do Brasil a conseguir o selo de certificação Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo”, disse.

Carnaval

O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pablo Barrozo, disse, ainda durante a coletiva, que não dá para conversar sobre o carnaval com a pandemia. Segundo ele, cerca de 20% da economia de Salvador é ligada ao turismo e o carnaval é muito importante para a cidade porque gera muita renda.

“O carnaval vai ter que acontecer, é uma festa tradicional nossa. Possa ser que aconteça fora da data como o São João, por exemplo. Mas eu tenho certeza que esse diálogo entre o prefeito e os empresários trarão respostas em breve. Mas no momento temos que priorizar a vida das pessoas”, afirmou.  “Até o mês de setembro nós teremos uma percepção bem mais clara sobre o carnaval e o réveillon na capital baiana”, concluiu Barrozo.

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