Entidades de imprensa repudiam ataque de Elmar Nascimento a jornalista
Deputado federal xingou colunista ao ser questionado sobre valor de aluguel de casa de luxo na Bahia
![Entidades de imprensa repudiam ataque de Elmar Nascimento a jornalista](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/200224/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=8d9d7df432b439e441ddb09c801b40e4)
Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
O Sindicato os Jornalistas do Distrito Federal e Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudiaram o ataque feito pelo deputado federal Elmar Nascimento (UB-BA) à colunista do UOL, Natália Portinari.
Na última sexta-feira (7), o deputado se recusou a revelar o valor do aluguel de um imóvel de luxo em Trancoso, na Bahia, cujo proprietário é denunciado por corrupção. Na resposta à jornalista, o parlamentar a mandou procurar o que fazer e tomar no c*.
"Você olhou no meu Imposto de Renda que eu tenho uma empresa, que eu tenho duas empresas? Você sabe quanto é que a minha empresa me dá? Vá procurar o que fazer, minha filha. Tá apaixonada por mim, é? Vai tomar no c*, pô", respondeu Elmar.
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) também repudiou e classificou a atitude como "ofensiva" e "misógina".
"A Abraji repudia a atitude do deputado e espera que esse tipo de postura deixe de ser adotada por parlamentares, que devem compreender que o seu mandato e decoro devem se estender a profissionais da imprensa que estão exercendo o seu trabalho e realizando o escrutínio público em benefício da sociedade".
A ABI afirmou que Natália apenas exercia "sua função profissional" enquanto questionava o deputado. "O nobre deputado, de forma prepotente, passou a proferir uma sequência de palavras de baixo calão em atitude ameaçadora e com ofensivo ranço de viés sexista."
O sindicato exigiu ainda que o parlamentar peça desculpas. "Este sindicato ainda exige um pedido de desculpas do parlamentar Elmar Nascimento. O objetivo é que o episódio seja reparado o mais rapidamente possível e para ele nunca mais se repita."