• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ernesto Araújo critica ida de Bolsonaro à Rússia: "Não está mostrando neutralidade"
Política

Ernesto Araújo critica ida de Bolsonaro à Rússia: "Não está mostrando neutralidade"

Viagem internacional do presidente estava marcada desde o final de 2021

Por Da Redação
Ás

Ernesto Araújo critica ida de Bolsonaro à Rússia: "Não está mostrando neutralidade"

Foto: Marcos Corrêa/PR

O ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, criticou nesta terça-feira (15) a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia, durante o conflito vivido na Ucrânia. Segundo o ex-chanceler, o chefe do Executivo "não está mostrando neutralidade".

A fala aconteceu durante entrevista à RedeTV!. Segundo Araújo, a ida à Rússia demonstra que o presidente tem preferência por um dos lados da disputa.

"Acho que, infelizmente, com a visita do presidente Bolsonaro, [ele] não está mostrando neutralidade, está mostrando uma preferência pela Rússia. Neutralidade é você visitar ou os dois que estão em conflito ou nenhum", afirmou.

A ida de Jair Bolsonaro à Rússia estava agendada desde o final do ano passado. No entanto, Ernesto Araújo afirma que a viagem devia ter sido remarcada, pois "a diplomacia existe para isso".

Na entrevista, o ex-chanceler também repercutiu uma notícia falsa publicada nas redes sociais do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, de que teria sido Bolsonaro o responsável pelo recuo russo, com a retirada de parte das tropas em torno da Ucrânia. Araújo pontuou que, na realidade, a iniciativa de Putin deve ter se dado em decorrência da diplomacia alemã, após o primeiro-ministro Olaf Scholz visitar ambos os países em conflito.

Mais cedo, Vladimir Putin afirmou que deseja "continuar trabalhando em conjunto" com os países do Ocidente em relação à segurança europeia a fim de diminuir a crise na Ucrânia.

Bolsonaro também comparou a si mesmo ao imperador Dom Pedro II e afirmou que o Brasil "tem vocação" para manter boas relações diplomáticas com todos os países.

"Em 1876, Dom Pedro II foi o 1° estadista brasileiro a visitar a Rússia. Cento e quarenta e seis anos depois, no ano em que comemoramos 200 anos da independência do Brasil, tenho a satisfação de realizar o mesmo percurso", publicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.