Especialista aponta que "não tem como negociar com Argentina sem pensar em perder dinheiro"
Países assinaram um acordo de financiamento na última segunda-feira (23)
Foto: Ricardo Stickert/ PR
O estrategista-chefe do Banco Voiter e professor da Insper, Roberto Dumas, disse nesta terça-feira (24), que não tem como fazer negócios com a Argentina “sem pensar que vai perder dinheiro”. A declaração foi dada durante entrevista à CNN.
“Nós estamos falando de um país absolutamente quebrado, com US$ 2 bilhões de reserva internacional. Não tem como pensar que vamos fazer negócios com a Argentina sem considerar que não vamos perder dinheiro, porque eles simplesmente não têm condições de pagar”.
O especialista se refere à criação do meio de financiamento mútuo, anunciado pelos presidentes dos respectivos países, na última segunda (23).
O objetivo é que as trocas bilaterais possam ser feitas sem a utilização do dólar. Bancos – públicos e privados – financiariam empresas argentinas que queiram comprar produtos brasileiros com aval do Tesouro brasileiro.
O Brasil pede da Argentina como garantia os recebíveis dos contratos de exportação, por exemplo, de gás natural. Os argentinos são importantes exportadores de gás.