Especialistas avaliam existência de família real do Tiranossauro rex
Segundo o levantamento, juntando-se ao rei no gênero Tiranossauro estaria o T. imperator, e a T. regina
Foto: Reprodução/Twitter
Uma equipe de cientistas propôs, em fevereiro deste ano, que o Tiranossauro rex foi na verdade três espécies distintas. Com base no estudo, além de haver apenas o “tirano lagarto rei”, existiu também uma família real de predadores gigantes.
O levantamento mostra que juntando-se ao rei no gênero Tiranossauro estaria o imperador mais volumoso e mais velho, T. imperator, e a rainha mais magra, T. regina.
Com a proposta de reclassificação do T. rex, sérios debates atingiram a comunidade paleontológica. Na última segunda-feira (25), outra equipe de paleontólogos divulgou o primeiro estudo de contestação já revisado por especialistas.
"As evidências não foram convincentes e tiveram que ser respondidas porque a pesquisa do T. rex vai muito além da ciência e chega à esfera pública. Não seria razoável deixar o público pensando que a hipótese de múltiplas espécies era um fato", disse Thomas Carr, paleontólogo do Carthage College, no estado americano Wisconsin, e autor da refutação.
A equipe anterior de pesquisadores também falou sobre a contestação, publicada na revista Evolutionary Biology. Gregory Paul, um dos autores do documento original, disse que estar trabalhando em outro artigo e destaca que muitas das alegações da refutação são despropositadas.
"Eu não gosto do terraplanismo porque as evidências o desmentem. É o mesmo aqui: as evidências indicam fortemente que existem várias espécies", disse Paul, que é um pesquisador independente e paleoartista influente.