Espécie de tardígrado, é achada em âmbar de 16 milhões de anos
Os invertebrados são considerados os mais resistentes do mundo podendo sobreviver a temperaturas de 150ºC e congeladas até quase zero absoluto
Foto: Divulgação
Uma pesquisa liderada por pesquisador da Universidade de Harvard, nos EUA, informou nesta semana a descoberta de um tardígrado que estava preso em um pedaço de âmbar datado de 16 milhões de anos. A descoberta de um desses animais fossilizados é considerada raríssima.
Os pesquisadores apontam que o fóssil seria apenas o terceiro descrito em um estudo científico. O achado foi publicado na revista "Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences", e mostra a espécie batizada de Paradoryphoribius chronocaribbeus achado na República Dominicana.
Os tardígrados são animais microscópicos conhecidos como "ursos d'água". Ele possuem menos de um milímetro de comprimento que podem sobreviver a temperaturas de 150ºC e congeladas até quase zero absoluto.
“A descoberta de um tardígrado fóssil é realmente um evento que ocorre uma vez a cada geração”, disse Phil Barden, pesquisador líder do estudo.