Estádio de Pituaçu recebe as semifinais e final da II Copa Indígena de Futebol em Salvador
Final e e semifinal estão agendadas para este sábado, dia 25, e domingo, dia 26, respectivamente
Foto: Jéssica Tavares
O Estádio de Pituaçu será o epicentro das emoções para as semifinais e final da II Copa Indígena de Futebol, agendadas para este sábado, dia 25, e domingo, dia 26, respectivamente. As equipes Tamandaré (representando o povo Tupinambá da região sul), a Seleção Indígena Pataxó (do extremo sul), a equipe da Tuxá Banzaê (região norte) e a Tuxá Coité (região oeste) se enfrentarão na capital baiana em busca do título de campeã da Copa Indígena, também conhecida como Kwá Tepé Turusú Yapisáwa. A entrada no estádio será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível para a campanha Bahia Sem Fome.
Os jogos terão início às 8h em ambos os dias. Além das partidas, a programação esportiva incluirá uma apresentação do ritual toré, manifestação cultural típica dos povos indígenas, na abertura dos jogos no sábado. No domingo, às 10h, haverá um jogo de futebol entre duas equipes femininas indígenas. Ao todo, aproximadamente 180 indígenas estarão reunidos em Salvador durante os dois dias de competições.
As quatro equipes foram definidas nas etapas classificatórias realizadas em setembro e outubro, representando cada região do estado. A competição envolveu 32 equipes indígenas representantes de mais de 30 etnias da Bahia. O propósito do torneio é difundir a prática esportiva entre os indígenas baianos e fomentar a integração entre os habitantes das diversas aldeias localizadas no estado. Ao todo, mais de 700 indígenas estiveram diretamente envolvidos nos jogos.