• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Estados insulares e países em desenvolvimento abandonam negociação da COP29 em impasse sobre financiamento climático
Mundo

Estados insulares e países em desenvolvimento abandonam negociação da COP29 em impasse sobre financiamento climático

Delegações protestam contra texto atual do documento que não considera necessidades de países mais vulneráveis

Por Da Redação
Ás

Estados insulares e países em desenvolvimento abandonam negociação da COP29 em impasse sobre financiamento climático

Foto: Apex Brasil/Divulgação

As delegações de pequenos Estados insulares e países em desenvolvimento abandonaram uma reunião de negociação com a presidência da COP29, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Baku, neste sábado (23).

A atitude foi tomada em protesto contra o projeto de acordo em negociação, já que para as delegações o texto atual não considera a inflação nem as necessidades reais dessas nações.

"Saímos temporariamente das consultas porque sentimos que o texto não reflete o motivo pelo qual viemos aqui", escreveu presidente do grupo dos países menos desenvolvidos nas negociações da ONU sobre alterações climáticas, Evans Njewa, no X.

Os países em desenvolvimento pedem US$ 1,3 trilhão por ano para o financiamento climático, enquanto a proposta apresentada na sexta entregaria US$ 250 bilhões anuais até 2035.

A versão final do documento está sendo negociada por representantes dos quase 200 países presentes na conferência. Com o movimento, as negociações que já deveriam ter acabado na sexta (22), entraram oficialmente em prorrogação na sexta-feira (22) à tarde, após 12 dias de negociações que não chegaram a um consenso.

A plenária final do evento foi inicialmente agendada para o meio-dia (horário de Brasília; 19h em Baku) deste sábado. Com o protesto, foi remarcada para dali a uma hora (13h no Brasil; 20h em Baku).

A realização da sessão final ainda é dada como incerta. Uma nova proposta de texto não foi apresentada pela presidência, o que levanta a possibilidade de que o atraso se arraste até o domingo (24).

Se a COP29 terminar sem um acordo sobre a nova meta de financiamento, mais conhecida pela sigla em inglês NCQG (novo objetivo coletivo quantificado), o assunto ficará para ser resolvido na próxima conferência, a COP30, em Belém, no Brasil, em 2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário