Economia

Estatais registram queda de lucro durante primeiro ano de governo Lula

Petrobras e BNDES sofreram redução de 33%

Por Da Redação
Ás

Estatais registram queda de lucro durante primeiro ano de governo Lula

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

No início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as principais estatais federais registraram uma queda nos resultados financeiros. Petrobras, Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal e Correios tiveram uma queda no lucro líquido conjunto de 182 bilhões de reais em 2023, marcando uma redução de 24% em comparação ao ano anterior.

A Petrobras e o BNDES lideraram esse declínio, com uma redução de 33% em seu lucro, enquanto o BNDES registrou uma diminuição de 5%. Por outro lado, Banco do Brasil e Caixa apresentaram resultados mais positivos, com aumentos de 11,3% e 15,5%, respectivamente.

A Petrobras atribuiu sua queda ao declínio nos preços do petróleo internacional, margens menores na venda de derivados e maiores despesas operacionais. Já o BNDES teve sua base de comparação afetada pela venda de ações em 2022, uma estratégia que não se repetiu em 2023. Por outro lado, Banco do Brasil e Caixa destacaram melhorias em suas margens financeiras e controle da inadimplência.

Os Correios enfrentam desafios crônicos de gestão, refletidos em um déficit projetado de 274 milhões de reais para o ano. O governo anterior, liderado por Jair Bolsonaro, planejava privatizar os Correios, mas a proposta foi descartada após a posse de Lula.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.