Estrutura de segurança montada para carnaval de Salvador tem novidades em 2023
Uma das inovações é monitoramento 24 horas nos portões de acesso aos circuitos
Foto: Amanda Oliveira/GOVBA
O Carnaval de Salvador está de volta após três anos. Apesar do glamour cultural, uma das partes mais importantes para se pensar ao organizar a maior festa de rua do planeta é a estrutura de segurança, para garantir festejos tranquilos para os foliões.
Em 2023, foi feito um investimento de R$ 70 milhões na área, por parte do Governo da Bahia, e 30 mil policiais foram convocados para atuar durante a festa. Há ainda algumas novidades, como o monitoramento 24 horas dos portões de acesso aos circuitos.
Confira os detalhes do esquema de segurança montado para o carnaval de Salvador:
Portais
Quarenta e dois Portais de Abordagem vão ser utilizados durante os dias do Carnaval de Salvador. Os equipamentos funcionam 24h e ficarão instalados nos acessos aos circuitos Dodô (Barra), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho).
Os portais contam com com suporte do Reconhecimento Facial e detectores de metais que vão impedir a entrada de armas de fogo, objetos cortantes ou qualquer outro item que possa ferir as pessoas na festa. As mochilas, bolsas e sacolas vão receber mais atenção na hora da vistoria.
DPT
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o Corpo de Bombeiros realizaram, antes dos dias de festa, vistorias em trios e veículos utilizados nos desfiles para garantir a segurança de foliões e trabalhadores dos blocos. Entre os dias 16 e 21, peritos criminais, técnicos, médicos e odonto-legais, laboratoriais, além do apoio administrativo, totalizando 745 profissionais, darão seguimento ao trabalho.
Dentre as atribuições, o órgão vai realizar a identificação de suspeitos flagrados pelo Sistema de Reconhecimento Facial. As equipes especializadas também utilizarão equipamentos para constatação de drogas apreendidas em ações policiais. Análises balísticas e exames de lesões corporais serão realizados.
Polícia Militar
A Polícia Militar vai garantir o policiamento nos dias de festa com 22.700 agentes distribuídos em 47 mil turnos. Eles vão ficar nas áreas de acesso e estações de transporte coletivo, além das principais vias de trânsito da capital baiana.
Aeronaves, viaturas (carros e motos), cães e cavalos também são usados nas atividades policiais da festa.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de bombeiros vai realizar combate a incêndios, salvamentos, resgates aquáticos, vistorias, atendimento pré-hospitalar, entre outras demandas em Salvador e 22 municípios da Bahia no período carnavalesco.
Postos da corporação vão ser distribuídos ao longo dos circuitos, incluindo as praias, além de caminhões autobomba tanques, autoescada mecânico, e veículos para atendimento pré-hospitalar. No total, o efetivo contará com 2.624 bombeiros militares.
Polícia Civil
A Polícia Civil realiza atendimentos nos postos especializados e Delegacias Especiais de Área, divididos ao longo dos três circuitos de carnaval. Ao todo, são 2.922 agentes distribuídos em quase 11 mil plantões, atuando em dois eixos: repressão ao crime e qualidade do atendimento aos grupos vulnerabilizados, como crianças e mulheres.
“Nós estamos desenvolvendo campanhas educativas. O objetivo é trabalhar e conscientizar as pessoas contra a venda de bebida alcoólica para menores, contra a questão da exploração sexual e do trabalho infantil, e nós estamos produzindo também umas carteirinhas com QR Code, aonde os pais podem passar no posto, fazer o cadastramento e receber uma carteirinha. Se a criança por ventura se perder, é só levar a algum posto da Polícia Civil, que nós vamos encaminhar as informações e entrar em contato”, explicou a delegada-geral, Heloísa Brito.
Câmeras
Trezentas câmeras móveis e fixas também foram espalhadas pelos circuitos carnavalescos para acompanhar movimentações suspeitas e procurar foragidos da Justiça. Em 2019, primeiro ano de uso, a tecnologia encontrou um homicida, que estava fantasiado de mulher.
CICC e postos
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado no COI, funciona todos os dias de festa, com integrantes de 43 órgãos estaduais, federais e municipais.
O CICC atua nesse período para ajudar na tomada de decisões estratégicas para evitar ou sanar rapidamente situações sensíveis.
Além das forças de segurança estaduais, também compõem o CICC as Polícias Federal e Rodoviária Federal, Força Aérea Brasileira, Agência Brasileira de Inteligência, Marinha, Exército, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Casa Militar, Embasa, Coelba, CCR Metrô, empresas de telefonia (Vivo, Oi, VTal), SAMU, Contar e Secretarias do estado e do município.
Cento e sete postos, 13 deles integrados, foram instalados nos circuitos tradicionais, além dos carnavais de bairros e na Região Metropolitana de Salvador, para abrigar o efetivo e recepcionar as demandas de turistas e baianos presentes na folia.