• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Estudo aponta que Mindfulness na alimentação contribui para a saúde cardíaca
Saúde

Estudo aponta que Mindfulness na alimentação contribui para a saúde cardíaca

A prática concentrada na atenção plena à alimentação saudável, pode ser uma aliada na tomada de decisões mais conscientes em relação à dieta

Por Da Redação
Ás

Estudo aponta que Mindfulness na alimentação contribui para a saúde cardíaca

Foto: Reprodução/Istock Getty Images

Um estudo conduzido por pesquisadores da Brown University, publicado na Jama Network Open, destaca que a prática de mindfulness, concentrada na atenção plena à alimentação saudável, pode ser uma aliada na tomada de decisões mais conscientes em relação à dieta, trazendo benefícios significativos para a saúde cardíaca.

No experimento, 201 voluntários diagnosticados com hipertensão foram divididos em dois grupos. O primeiro, composto por 101 participantes, foi submetido a um programa abrangente que incluía feedback personalizado, educação sobre fatores de risco da hipertensão e treinamento de atenção plena, com destaque para a alimentação consciente. Esse grupo participou de sessões orientativas em grupo, oito sessões semanais de 2,5 horas cada e um retiro de um dia, além da prática diária recomendada em casa.

O segundo grupo recebeu apenas panfletos educativos sobre o controle da hipertensão. Ambos os grupos foram equipados com dispositivos para monitorar a pressão arterial, com resultados compartilhados com os médicos, e foram acompanhados ao longo de oito semanas.

Ambos os grupos foram orientados a seguir um plano alimentar equilibrado, seguindo a abordagem alimentar chamada Dash (Dietary Approaches to Stop Hypertension), rica em frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura, destinada a promover um estilo de alimentação saudável para o coração ao longo da vida.

Após seis meses, o grupo que praticou mindfulness apresentou uma melhora de 0,34 pontos em sua alimentação, equivalente a atingir níveis próximos aos recomendados pelo Dash. Em contraste, o grupo que não recebeu a prática de atenção plena mostrou uma pontuação de -0,71.

Eric B. Loucks, autor do estudo, ressalta que a prática do mindfulness resultou não apenas em melhorias na adesão a uma dieta saudável para o coração, mas também em significativas melhorias na autoconsciência, um fator que parece influenciar hábitos alimentares saudáveis. "Quase todas as pessoas podem controlar a pressão arterial por meio de mudanças na dieta e na atividade física", destaca Loucks.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário