• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Estudo descobre espécie que viveu há 233 milhões de anos no Rio Grande do Sul
Brasil

Estudo descobre espécie que viveu há 233 milhões de anos no Rio Grande do Sul

Animal descoberto pertence ao grupo dos cinodontes, que deu origem aos mamíferos

Por Da Redação
Ás

Estudo descobre espécie que viveu há 233 milhões de anos no Rio Grande do Sul

Foto: Gustavo Diehl/UFRGS

Um estudo feito por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul descobriu fósseis de uma espécie que viveu há 233 milhões de anos no estado. Batizado de Santagnathus mariensis, o animal descoberto pertence ao grupo dos cinodontes, que mais tarde deu origem aos mamíferos. A informação é do portal G1.

Fósseis que seriam de quatro animais foram encontrados por um morador de Santa Maria, entre 2004 e 2005, e doados à UFRGS. O estudo, publicado no mês passado em uma revista científica americana, foi comandado por Maurício Rodrigo Schmitt, doutorando do Programa de Pós-graduação em Geociências da UFRGS (PPGGEO), e começou a ser desenvolvido em 2019.

Ao todo, foram encontrados mais de 200 ossos preservados, de quatro animais. As mandíbulas podem ser separadas em duas maiores e duas menores, representando duas classes de tamanho animal. Os fósseis têm por volta de 1,20 a 1,50 metros, e entre 9,8 e 16 kg. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário