EUA anuncia envio de mais tropas para o Líbano, para reforçar a defesa de Israel
Anúncio foi publicado nesta segunda-feira (30), em meio notícia de que Israel já iniciou incursões por terra na fronteira com o Líbano
Foto: Unicef/Dar Al Mussawir
De acordo com o Pentágono americano, os Estados Unidos enviarão "alguns milhares" de tropas para o Oriente Médio para reforçar a segurança de Israel e, se necessário, defender o aliado na região. O anúncio foi publicado nesta segunda-feira (30), em meio à notícia de que Israel já iniciou incursões por terra na fronteira com o Líbano. As forças adicionais elevariam o número total de tropas na região para até 43 mil.
Com o aumento da presença das tropas, vários esquadrões de aviões de combate e aeronaves de ataque, relatou o porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh, aos repórteres. Autoridades dos EUA informaram que o total inclui pequenos números de outras tropas para aumentar a presença também.
Os esquadrões de caças devem incluir F-15E, F-16 e F-22, além de aeronaves de ataque A-10, e o pessoal necessário para apoiá-los. Os jatos deveriam ser rotacionados para substituir os esquadrões já presentes, porém, em vez disso, tanto os esquadrões existentes quanto os novos permanecerão para dobrar o poder aéreo disponível.
Brigas por Terra
Segundo Israel, os Estados Unidos já iniciaram operações por terra no Líbano, disse nesta segunda-feira (30) o Departamento de Estado dos EUA. Durante comunicado, o departamento afirmou que as incursões são pontuais, ainda não se trata de uma grande invasão por terra e acontecem perto da fronteira com o Líbano.
Israel também informou aos EUA que fará uma grande invasão por terra em busca de alvos do Hezbollah e que pode começar a incursão já nesta segunda-feira (30), segundo a rede de TV CBS com base em fontes do governo norte-americano.
O governo israelense tem dado indícios da sua invasão ao Líbano por terra como parte da guerra contra o Hezbollah, desde a semana passada. Há dez dias, Israel tem atacado o Líbano, onde o grupo atua, por meio de bombardeios.
A CBS decretou, segundo alguns membros do governo norte-americano, que Israel notificou Washington nesta segunda e disse que a operação pode começar já nesta tarde.