Evento anual do Google traz anúncios sobre inovações tecnológicas e atualizações de produtos
Destaques incluem IA, Android 14 e novos dispositivos Pixel
Foto: Divulgação
O Google realizará, nesta quarta-feira, 10, o aguardado evento Google I/O, sua conferência anual para desenvolvedores. Durante o evento, a empresa apresentará inovações e anúncios importantes, abrangendo desde o sistema operacional Android até avanços em inteligência artificial (IA). O Estadão fará uma cobertura em tempo real do evento.
A expectativa é que a IA seja um dos principais destaques, com ênfase nos próximos passos do chatbot Bard, desenvolvido pela empresa, e em outras tecnologias generativas, como o ChatGPT e o Bing, para competir com concorrentes do setor.
De acordo com o canal americano CNBC, que teve acesso a documentos internos, a apresentação do Google incluirá o lançamento do PaLM 2, a mais recente versão do modelo de linguagem grande (LLM) da empresa, com suporte para mais de 100 idiomas. Além disso, espera-se que o Google expanda o uso de ferramentas de IA para o Google Planilhas, Google Slides, Google Docs e Gmail.
O evento também trará melhorias no sistema operacional Android 14, que já possui uma versão beta disponível para desenvolvedores. As atualizações serão voltadas para dispositivos dobráveis, tablets e telas maiores, incluindo recursos como suporte para passkey (sistema de login sem senha), maior vida útil da bateria e maior controle de privacidade na biblioteca de mídia do dispositivo.
Um dos anúncios aguardados é o Pixel Fold, o primeiro dispositivo dobrável do Google. Após rumores, a empresa confirmou oficialmente o lançamento do celular dobrável, que deve ter uma tela de 5,8 polegadas quando fechado e 7,6 polegadas quando aberto. Mais detalhes serão revelados durante o evento.
Outro lançamento esperado é o Pixel Tablet, anunciado no evento do ano passado. Embora não haja muitas informações sobre o dispositivo, vazamentos recentes sugerem que ele se encaixará no ecossistema Pixel, com chip Tensor G2 do Google, sistema operacional Android 13, 8 GB de RAM, acabamento em nanocerâmica e tela de 11 polegadas.
O Google Pixel 7A, novo smartphone da linha Pixel, também terá novidades anunciadas. Rumores indicam um chip Tensor G2, câmera principal aprimorada de 64MP e câmera ultra angular de 13MP, taxa de atualização de 90Hz e suporte para carregamento sem fio, características inéditas na série A.
Especialistas especulam que uma prévia dos próximos Pixel 8 e Pixel 8 Pro possa ser apresentada. Rumores indicam que a série pode contar com uma ferramenta exclusiva de desfocagem de vídeo para imagens mais nítidas. Espera-se que o Pixel 8 Pro tenha tela de 6,52 polegadas com cantos arredondados, câmera selfie com entalhe na tela e 12 GB de RAM, enquanto o Pixel 8 regular deve ter tela de 6,2 polegadas e 8 GB de RAM.
Além dos dispositivos, o Google tradicionalmente revela novos recursos para o Google Maps, Google Fotos,