Tecnologia

Um em cada cinco municípios brasileiros não tem ensino de Tecnologia no currículo

Pesquisa mapea estruturas de apoio ofertadas pelas Secretarias de Educação

Por Da Redação
Ás

Um em cada cinco municípios brasileiros não tem ensino de Tecnologia no currículo

Foto: Reprodução/Pixabay

O estudo “Tecnologias Digitais nas escolas municipais do Brasil: cenário e recomendações”, lançado nesta semana, mostra que pelo menos uma a cada cinco (21%) das redes municipais do Brasil ainda não têm o ensino de Tecnologia e Computação no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nos anos finais, esse número cai para 17%. Na Educação Infantil, o índice é de 37%. 

Além de identificar como o ensino de Tecnologia e Computação está presente no currículo das redes municipais, o estudo teve como objetivo também mapear quais são as estruturas de apoio ofertadas pelas Secretarias de Educação para garantir a implementação e o uso de tecnologias digitais nas escolas. 

Nesse sentido, foram avaliados diversos aspectos, como a existência de orçamento específico para a área de tecnologia e como é feita sua gestão. Os resultados indicam que a maior parte das redes de ensino está mobilizada e atenta à temática. Há diversos esforços sendo feitos para que a tecnologia esteja presente nas salas de aula. 

Contudo, ainda há muitos desafios para uma adoção qualificada de tecnologia, que seja transformadora dos processos de ensino e aprendizagem. Dentre todos os aspectos investigados, há três que merecem destaque: a presença do ensino de Tecnologia e Computação nos currículos; a existência de equipes e, ou, profissionais na estrutura das secretarias dedicados à implementação e ao acompanhamento do uso de tecnologias nas escolas; e a oferta de formação continuada aos docentes.

O estudo foi realizado pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), pela Fundação Telefônica Vivo e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Ao todo, o levantamento ouviu 1.065 municípios, o que garante confiança de 95% para o resultado nacional, com margem de erro de 3 pontos percentuais. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário