James Webb registra cinturão de asteroides fora do sistema solar
Os cinturões de poeira são formados por detritos de colisões de corpos celestes maiores
Foto: Divulgação/NASA
O telescópio espacial James Webb capturou uma foto do primeiro cinturão de asteroides encontrado fora do nosso sistema solar, na constelação de Piscis Austrinus, a cerca de 25 anos-luz de distância da Terra.
O sistema infravermelho do JWST foi utilizado para capturar dados do sistema de anéis de poeira em torno da jovem estrela Fomalhaut, constituída por três cinturões de asteroides que se estendem por cerca de 23 bilhões de quilômetros.
Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Arizona e publicado na revista científica Nature Astronomy, os cinturões de poeira são formados por detritos de colisões de corpos celestes maiores, como cometas e asteroides; dois desses discos não haviam sido observados até o momento.
Uma nova pesquisa foi sugerida para ajudar a entender mais como a formação de um disco é responsável pelo nascimento de planetas — fenômeno chamado de disco protoplanetário. De qualquer forma, os cientistas continuarão estudando a descoberta para entender mais sobre a complexidade do sistema planetário da estrela Fomahault.