Brasil

Ex-deputado cassado por fake news se aposenta da PF

Fernando Francischini teve aposentadoria publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (6)

Por Da Redação
Ás

Ex-deputado cassado por fake news se aposenta da PF

Foto: Divulgação/Redes sociais

O ex-deputado federal e ex-deputado estadual Fernando Francischini, primeiro político cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por disseminar fake news, aposentou-se do cargo de delegado da Polícia Federal (PF).

O despacho que concedeu a aposentadoria foi assinado pelo diretor de Gestão de Pessoas da PF, Guilherme Monseff de Biagi, e publicado no Diário Oficial da União da quarta-feira (6).

Apesar de a reforma da previdência ter aumentado para 55 anos a idade de aposentadoria para policiais federais de ambos os sexos que entraram no serviço após a aprovação do texto, o ex-deputado bolsonarista, com 53 anos, conseguiu se aposentar devido ao cumprimento de um período adicional de contribuição.

Francischini foi um dos principais articuladores da primeira campanha presidencial de Jair Bolsonaro. Ele teve o seu mandato de deputado estadual no Paraná cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2021, após ter sido acusado de disseminar fakes news.

Um ano depois, em 2022, ele conseguiu uma liminar proferida pelo ministro do STF, Nunes Marques, para retomar o mandato, mas a Segunda Turma cassou a decisão poucos dias depois.

Atualmente, Francischini ocupa  um cargo comissionado na Secretaria de Justiça do governo Ratinho Júnior, no Paraná. O salário bruto dele é de R$ 10.095,25.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário