Economia

Ex-gerente de supermercado na Bahia é indenizada por danos morais

Funcionária alegou ser obrigada a realizar "dancinhas e cânticos motivacionais" em reuniões da gerência

Por Da Redação
Ás

Ex-gerente de supermercado na Bahia é indenizada por danos morais

Foto: Reprodução/Google Maps

Uma ex-gerente de um supermercado na Bahia receberá uma indenização de R$ 5 mil por danos morais após denunciar ter sido forçada a participar de "dancinhas e cânticos motivacionais" durante reuniões. 

A prática, conhecida como "cheers", ocorria em uma filial do Bom Preço durante encontros da gerência e em outros momentos nas lojas. A trabalhadora afirmou que era compelida a dançar, sendo essa uma parte do "método organizacional" adotado nos supermercados. Embora as músicas utilizadas não contivessem conteúdo explícito, as funcionárias eram obrigadas a aplaudir e realizar movimentos de dança, conforme afirmaram a ex-gerente e testemunhas ouvidas pela Justiça.

O desembargador Marcos Gurgel afirmou para a UOL que considera a imposição de tais práticas como um abuso de poder por parte do empregador. Em sua decisão, afirmou que "apesar de a dança ser apresentada como supostamente motivacional, está claro que tal conduta não se alinha com as funções dos empregados de um supermercado". O desembargador ainda salientou que as danças expõem o trabalhador "ao ridículo", respaldando-se em jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho. Cabe recurso à decisão, proferida pela 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário