• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse é preso suspeito de planejar fuga para o exterior

Ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse é preso suspeito de planejar fuga para o exterior

Carlesse foi afastado do cargo em 2021 por corrupção

Por Da Redação
Ás

Ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse é preso suspeito de planejar fuga para o exterior

Foto: Divulgação/Governo de Tocantins

O ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse (Agir), foi preso neste domingo (15) sob suspeita de planejar uma fuga internacional. Mauro foi afastado da governadoria pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em outubro de 2021 por corrupção.

A residência do político foi alvo de mandados de busca e apreensão. A defesa do ex-governador informou que ele sempre esteve à disposição da Justiça e pedirá revogação da prisão.

O caso está em sigilo judicial, portanto o teor da investigação não foi divulgado pelo órgão ministerial. Além da prisão de Mauro, a Justiça expediu outro mandado contra Claudinei Quaresemin, também investigado por envolvimento em um esquema de corrupção. 

Claudinei está preso por outra investigação, a “Operação Overclean”, deflagrada no dia 10 de dezembro, que prendeu 13 pessoas na Bahia. Ele teria atuado em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro quando era secretário de Parcerias e Investimentos do Tocantins.

Histórico

Mauro já foi presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins. Em 2018, venceu uma eleição suplementar para um mandato-tampão, uma vez que o então governador do estado havia sido cassado.

Carlesse assumiu o mandato de forma interina e conseguiu se manter no cargo em uma eleição suplementar e depois novamente na eleição geral de 2018.

Ele ficou no cargo até outubro de 2021 quando foi afastado pelo STJ. Ele renunciou o cargo antes da votação pelo impeachment na Assembleia Legislativa. Com a renúncia, Wanderlei Barbosa (Republicanos), o vice, assumiu o cargo.

Neste ano, Carlesse teve o nome envolvido em investigação sobre crimes de fraudes em licitações na Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação do Estado do Tocantins, ocorridas no ano que assumiu o governo. Foram cumpridos mandados de prisão nos endereços do político e houve a apreensão de um veículo de luxo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário