Faça o que eu mando mas não faça o que eu faço
Prefeitura descumpre regras impostas por ela mesma
Foto: Farol da Bahia
Em ano de eleição, vale tudo. Com o vice-prefeito e pré-candidato à prefeitura de Salvador, Bruno Reis, comandando a Secretaria de Infraestrutura, todas as obras da cidade continuam acontecendo, mesmo com orientação da própria prefeitura para que a população adote a quarentena e fique em casa.
O prazo final para entrega é em dezembro desse ano, quando o prefeito ACM Neto deixa o cargo. No entanto, como é de praxe, o objetivo da administração é que grande parte delas fique pronta até agosto, quando Reis teria que se descompatibilizar do cargo e parar de participar das entregas, para concorrer ao cargo.
Na quinta feira (2), o vice-prefeito Bruno Reis justificou o fato dizendo que, foram entregues materiais de proteção e recomendado distanciamento, mas que as obras precisavam continuar.
"Temos nas obras da prefeitura 10 mil profissionais. Orientamos as empresas para que adotassem uma série de medidas, então, aqueles profissionais que possuem mais de 60 anos ou algum tipo de doença respiratória foram automaticamente colocados em isolamento. Os que ficaram, receberam os kits de proteção, a orientação de ficarem distantes uns dos outros, mas não dá para paralisarmos as obras da prefeitura porque colocaríamos de uma só vez, na rua, 10 mil pessoas", explicou.
Decretos feitos pelo Executivo municipal têm mantido fechados inúmeros estabelecimentos com garantia do pagamento de salários enquanto durar o período de quarentena. Contraditoriamente, o mesmo, segundo o vice-prefeito, não pode ser aplicado para os funcionários das obras. Bruno no entanto, não explicou porque não foi feito nenhum tipo de acordo com as empresas responsáveis pelas obras para garantir o emprego e o isolamento social desses trabalhadores.
A autarquia responsável pelas construções, a Superintendência de Obras Públicas (Sucop) faz parte da secretaria de Infraestrutura, administrada por Bruno Reis.
Antes da chegada do novo coronavírus à capital baiana, Reis participava de duas a três inaugurações de obras por dia em Salvador .
Descumprimento das regras impostas pela prefeitura
Ultimamente o prefeito ACM Neto vem se contradizendo diante das imposições feitas por ele próprio à sua população. Aglomerações no Centro Pop, nas entregas de cestas básicas, nas coletivas de imprensa, nas inaugurações de obras. Nesses momentos, o prefeito não só esquece seus decretos como também coloca em risco à vida de muitas pessoas.
Pop
Pop 2
Coletiva
Coletiva 2