Facebook e Instagram receberam R$ 9,9 milhões em anúncios políticos em três meses
A prática é autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A menos de sete meses das eleições, partidos e pré-candidatos já começam o impulsionamento em redes sociais, visando ampliar seu alcance digital e focar em segmentos específicos do eleitorado. O levantamento foi feito pela GLOBO através de dados da biblioteca de anúncios da Meta, empresa controladora do Facebook e Instagram.
Nos últimos três meses, as duas plataformas já receberam R$ 9,9 milhões em anúncios com temas sociais, eleições e política, com base nos dados das próprias redes.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autoriza a prática. Segundo a resolução do tribunal, o impulsionamento é permitido, desde que não haja disparo em massa por meio de aplicativos de mensagem instantânea e pedido explícito de votos.
Ainda conforme a norma, os partidos e pré-candidatos devem respeitar a moderação de gastos. No entanto, não há um valor definido para estipular eventuais valores gastos.
Até o momento, a pré-candidata do MDB, a senadora Simone Tebet (MS), foi quem mais gastou entre os presidenciáveis. Nos últimos 30 dias, o partido desembolsou R$ 138 mil para patrocínio de conteúdo.