Facebook vai derrubar conteúdo eleitoral impulsionado sem selo de identificação
Medida pretende combater propagação de noticias falsas durante eleições
Foto: Reprodução
Em uma mudança em relação à regra que vigorou nas eleições de 2018, o Facebook e o Instagram vão tirar do ar qualquer conteúdo impulsionado relacionado à campanha eleitoral que não tenha o selo que identifica este tipo de publicação como paga ou propaganda eleitoral.
Na eleição anterior, a exigência era obrigatória apenas para os candidatos. Os conteúdos que não cumprirem o requisito ficarão inativos nas redes até que a situação seja regularizada. Os conteúdos jornalísticos vão ficar de fora da regra.
O Facebook e o Instagram terão uma lista com os veículos que seguem determinados critérios estabelecidos pela empresa, que terão o impulsionamento de seus links por outros usuários liberados. O início da propaganda na televisão, rádio e internet, de acordo com o novo calendário eleitoral, está marcado para 27 de setembro.
A regra também é para qualquer conteúdo político e ficará valendo permanentemente. Os interessados em impulsionar conteúdos durante a campanha eleitoral terão que fazer um cadastro, que foi disponibilizado pelo Facebook na próxima quarta-feira (12).