• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Fachin pede para voltar à 1ª Turma do STF após aposentadoria de Marco Aurélio
Brasil

Fachin pede para voltar à 1ª Turma do STF após aposentadoria de Marco Aurélio

Ministro manifesta interesse na mudança desde que não haja vontade de outro integrante mais antigo

Por Da Redação
Ás

Fachin pede para voltar à 1ª Turma do STF após aposentadoria de Marco Aurélio

Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, informou nesta quinta-feira (15), que deseja ser transferido para integrar a Primeira Turma da Corte e assumir a vaga que será aberta com a saída do ministro Marco Aurélio Mello, que se aposenta a partir de julho. No documento, obtido pela TV Globo, Fachin manifesta interesse na mudança, desde que não haja vontade de outro integrante mais antigo do tribunal de ocupar a cadeira.

Caso a alteração seja confirmada, parte dos processos relacionados à operação Lava Jato, dos quais Fachin é relator e que hoje são julgados pela Segunda Turma do STF, passariam a ser julgados pela Primeira Turma. Ainda no documento,  Fachin disse que se coloca “à disposição do Tribunal tanto pelo sentido de missão e dever, quanto pelo preito ao exemplo conspícuo do ministro Marco Aurélio, eminente decano que honra sobremaneira este Tribunal”.

O ministro afirmou ainda que, “caso a critério de vossa excelência ou do colegiado não se verifiquem tais pressupostos, permanecerei com muita honra na posição em que atualmente me encontro”. Quando chegou ao tribunal, Fachin integrou a Primeira Turma do STF. Com a morte do ex-ministro Teori Zavascki, Fachin passou para a Segunda Turma e acabou assumindo a relatoria da Lava Jato, que era de Zavascki. O pedido de mudança ocorre no momento de  desgastes e de derrotas que Fachin vem sofrendo em votações da Segunda Turma envolvendo a operação Lava Jato.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.