Economia

Falha em empresa que opera Pix afetou 161 mil clientes, diz BC

Incidente ocorreu após erro de segurança da ‘Acesso Soluções de Pagamento’

Por Da Redação
Ás

Falha em empresa que opera Pix afetou 161 mil clientes, diz BC

Foto: Agência Brasil

Uma falha de segurança em uma das empresas que operam o Pix, informada pelo Banco Central (BC) em 21 de janeiro deste ano, afetou 161 mil clientes de 300 instituições. No centro do incidente, está a Acesso Soluções de Pagamento, pertencente à Méliuz, empresa especializada em serviços de cashback. 

Na ação, criminosos invadiram a plataforma da Acesso para obter dados pessoais ligados a chaves Pix de pessoas físicas com contas em bancos, instituições de pagamentos e cooperativas. A partir da Acesso, os invasores conseguiram roubar dados de clientes de centenas de instituições. Todos os bandos tinham até a última quinta-feira (3) para comunicar os clientes atingidos.

A Acesso pode ser multada pelo que o BC classificou como "falhas pontuais". De acordo com o banco, a empresa não cumpriu exigências de segurança do Pix, como a adoção de "mecanismos de prevenção a ataques de leitura''.

Ainda de acordo com o BC, foram expostas no vazamento 160.603 chaves, de 159.603 pessoas físicas. Em entrevista ao site UOL, o BC confirmou que a falha de segurança não atingiu apenas clientes da Acesso, mas também pessoas físicas com chaves em outras instituições que oferecem o Pix. A ocorrência envolveu aproximadamente 40% das instituições participantes do sistema, o que dá 300 empresas.

'Falhas pontuais' da Acesso

Em 21 de janeiro, o Banco Central informou, por meio de nota, o incidente de segurança no Pix ligado à Acesso, "em razão de falhas pontuais em sistemas dessa instituição de pagamento". Na ocasião, o BC afirmou que o vazamento estava ligado a dados cadastrais vinculados às chaves: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, número da agência e conta.

Na comunicação do BC, no entanto, não ficou claro que o incidente atingiu clientes de outras instituições, e não somente os da Acesso. Além disso, naquele momento, o BC também não havia divulgado o número de instituições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário